Workshop de Cidadania

Geralmente a cidadania é definida como “o gozo de plenos direitos e deveres civis, políticos e sociais”, contudo essa definição para muitos, principalmente moradores de periferia, pretos, pobres e marginalizados, está longe de ser uma realidade.

A partir dessa inquietação convidamos Cleber Gonçalves e Antônio Feitoza, professor e agente cultural da rede pública de ensino, respectivamente, para debatermos esse tema.

Geralmente convivemos com os efeitos, contudo nem sempre nos aprofundamos nas causas, e por isso esses dois convidados nos ajudaram a refletir sobre essas indagações, e então promovemos um grande debate que ajudou a muitos participantes a enxergarem que o que se passa hoje foi o resultado de muitas escolhas do passado.

Procuramos discutir quais seriam as possibilidade para trilharmos um caminho diferente, quais ferramentas poderiam ser utilizadas.

Entendemos que precisamos aprofundar mais nossas discussões, buscar mais informações, nos apropriar dos meios necessários para a realização dessa mudança, seja através da arte, da organização social, da busca nos meios legais, etc. Levar esse debate para todas as esferas, inclusive dentro da família, nas redes sociais, dentro das escolas, igrejas e universidades.

Entendemos que alguns grupos se beneficiam da situação de pobreza que vive parte da população, e que para esses grupos quanto mais a população depender dos fazedores das regras, mais eles se fortalecem política e economicamente, então ocupar os espaços de fala e disputar esses espaços na sociedade é fundamental para uma transformação social.