Workshop de Meio Ambiente

Um dos temas fundamentais para o projeto é o Meio Ambiente, por isso procuramos inserí-lo de forma transversal em todos os encontros realizados durante o processo de formação. Realizar os encontros e rodas de conversa para abordar o tema de uma forma mais ampla foi uma estratégia para podermos entender o quão importante são nossas atitudes do dia a dia para uma melhoria da qualidadde de vida de toda a população.

Os participantes entenderam que existem medidas de curto prazo que podem ser aplicadas em nosso dia a dia, como uma medida educacional de conscientização sobre o não descarte de lixo, entulho, móveis e eletrodomésticos nos terrenos baldios, que é uma prática muito comum no bairro.

Parceria

O secretário de meio ambiente da cidade de Nova Iguaçu, Fernando Gomes Cid, participou de muitos dos encontros realizados durante o processo de formação, nos trazendo importantes dados oficiais e se disponibilizando a realizar parcerias com a população para a resolução dos problemas encontrados.

Nos foi lembrado por exemplo que a prefeitura dispõe de um serviço que recolhe entulhos e lixo que são despejado de forma irregular nos terrenos baldios e rios da cidade, contudo essa manutenção diária tem um custo alto, por isso o ideal seria a população ter a consciência do quanto isso é prejudicial para a cidade, e esse recurso desperdiçado poderia ser investido em outras áreas.

O secretário assinou uma carta de compromisso com a juventude de Morro Agudo, afim de pensar e realizar conjuntamente atividades que possam melhorar a qualidade de vida no bairro e que possam ser replicadas em outras localidades da cidade de Nova Iguaçu.

Fernando Cid